No dia 24 de agosto, às 9 horas, a Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) realizou a posse de oito novos membros em Horizontina, no Memorial da Evolução Agrícola (MEA). A cerimônia reuniu autoridades, convidados de honra e familiares dos novos acadêmicos.
Durante seu pronunciamento, o presidente da Alenrio, professor Renato Pereira, ressaltou que a instituição atua como um parlamento, pois suas cadeiras podem ser ocupadas por escritores de toda a região noroeste do Rio Grande do Sul. “Há um grande número de municípios representados. A outorga de imortalidade que realizamos hoje é um tributo à memória e à valorização permanente de cada acadêmico, celebrando sua dedicação e suas obras no conjunto dos escritores que enobrecem nossa terra”, afirmou.
Foram empossados como membros titulares Roque Aloisio Weschenfelder (Santa Rosa), Carlos Pedroso Dos Santos (Três de Maio), Dalmiro Volnei Silva e José Orlando Schäfer (Três Passos), Jacinto Anatólio Zabolotsky (Campina das Missões), Eugenio Frizzo (Santo Augusto), Norberto Weber Werle (Santo Ângelo) e Cassiano Telles (Horizontina).