Fronteira Noroeste

Por mais espaços criativos e acolhedores, Emater/RS-Ascar promove painel sobre paisagismo

Oportunidade de se inspirar e buscar mais conhecimento na área, o painel técnico sobre paisagismo atraiu agricultores do Noroeste gaúcho à Fenasoja, nesta sexta-feira (06/12). A ação promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), contou com o apoio da Fenasoja e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A palestra “Paisagismo: por mais espaços acolhedores e criativos” foi conduzida pela engenheira agrônoma, com Especialização em Produção de Plantas Ornamentais e Paisagismo pela Universidade Federal de Lavras, extensionista da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, Márcia Dezen.

Márcia destacou a importância do contato com a natureza para o bem-estar, que, por sua vez, reflete em saúde. Também apresentou estudos que apontam a redução de sintomas de estresse e depressão a partir deste contato, bem como que o investimento em áreas verdes, jardins, parques e praças contribuem com a saúde pública.

Ainda, a engenheira agrônoma orientou sobre a composição de jardins e espaços paisagísticos, desde o planejamento, cuidado com o manejo das plantas, aproveitamento de materiais e recursos naturais disponíveis nas propriedades até a influência de cores e a escolha de espécies. Exemplificou plantas que atraem borboletas como a lantana, petúnia, lavanda, sálvia, cosmos e lírio São José; atrativas de abelhas sem ferrão como a coroa de Cristo, jasmim perfeito e amor agarradinho; e plantas que chamam o beija-flor, a exemplo da helicônia, russélia, strelitza e brinco-de-princesa.

Integrante da Equipe Phenoglad, da UFSM, o professor doutor Nereu Augusto Streck apresentou informações sobre o maior projeto de extensão em floricultura no País, o Flores para Todos, e compartilhou dicas de agregação de valor e geração de renda a partir da produção de flores e elaboração de arranjos e buquês.

Streck exemplificou a importância econômica da produção de flores com os dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), que apontam que somente em 2023 o setor movimentou quase R$ 20 bilhões no Brasil e gerou 272 mil empregos diretos.