Fronteira Noroeste

Palestra  sobre fauna silvestre marca abertura da IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária da URI Santo Ângelo deu início ontem à sua IV Semana Acadêmica de 2024, realizada no auditório do TecnoURI.

A cerimônia de abertura foi prestigiada pela Diretora-Geral, professora Berenice Wbatuba, que aproveitou a ocasião para parabenizar toda a coordenação do curso, bem como o corpo docente e discente, pelo conceito 4 obtido junto ao Ministério da Educação (MEC).

Além disso, a professora Berenice elogiou a organização dos alunos para a semana acadêmica e desejou uma aprendizagem proveitosa a todos os participantes.

Em seguida, o coordenador do curso, professor Carlos Wilges, destacou a importância da semana acadêmica, afirmando que o objetivo principal é promover a interação e integração entre profissionais das diversas áreas de atuação e os acadêmicos, visando ao aprimoramento dos conhecimentos dos futuros veterinários.

A primeira palestra da noite foi ministrada pela médica veterinária Alice Jaques dos Passos, que abordou o tema “Casos de Rotina Clínica em Empreendimentos de Fauna”.

Alice iniciou sua apresentação falando sobre a fauna silvestre, esclarecendo as diferenças entre animais de estimação ou de companhia e a fauna doméstica, conforme a portaria 2489/19.

Ela explicou aos futuros veterinários os diversos tipos de empreendimentos relacionados à fauna silvestre, como centros de triagem, centros de reabilitação, jardins zoológicos, criadouros científicos da fauna silvestre para fins de pesquisa e conservação, e criadouros comerciais da fauna silvestre.

Além disso, Alice ilustrou questões relacionadas a estabelecimentos comerciais de fauna silvestre, abatedouros e frigoríficos especializados.

A programação da IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da URI Santo Ângelo continua hoje com as seguintes palestras: 19h30 “Rotina e Adversidades da Reprodução de Equinos” – Carla Coelho Ullmann e as 20h55: “Atuação do Médico Veterinário como Auditor Fiscal Federal Agropecuário” – Cácio Sudati Vieira

A IV Semana Acadêmica de Medicina Veterinária promete ser um evento enriquecedor, proporcionando aos participantes uma visão abrangente e atualizada das diversas áreas de atuação da medicina veterinária, bem como das inovações e desafios enfrentados pelos profissionais da área.