O Brasil enfrentará uma nova onda de calor nos próximos dias, a quarta registrada desde o início deste ano. Segundo a Climatempo, as altas temperaturas devem prevalecer em grande parte do País até o dia 2 de maio, atingindo, principalmente, os Estados da região Centro-Sul.
Em todo o Mato Grosso do Sul e em partes do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, as temperaturas registradas ao longo desse período deverão ser superiores a 5°C acima da média, podendo ultrapassar os 30°C.
Em parte do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, além de todas as áreas de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, as temperaturas devem ficar entre 3°C e 5°C acima da média.
Segundo a Climatempo, uma área de alta pressão na média atmosfera ganha força sobre as áreas do Mato Grosso do Sul e do Paraná, com migração para o Sudeste nos próximos dias.
O sistema deve estacionar na região Centro-Sul, formando uma espécie de bloqueio atmosférico para a chegada de frentes frias. Uma das características desse sistema é intensificar o ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo a intensificação do calor.
Isso contribui para elevar as temperaturas dia após dia, mesmo estando no outono, época em que elas costumam cair. A falta de uma massa de ar frio forte o suficiente para provocar uma mudança significativa nas condições do tempo mantém o domínio do ar quente sobre grande parte do País.