A FUMSSAR por meio da equipe do CEREST Fronteira Noroeste, promoveu no sábado (27), um mutirão de prevenção e cuidado à saúde e segurança dos trabalhadores. A ação fez parte da campanha Abril Verde, que tem como foco, a conscientização de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. As atividades foram realizadas na Praça da Bandeira. Cerca de 200 pessoas foram abordadas com a entrega de orientações sobre a saúde do trabalhador e informações de saúde mental. Também foram disponibilizados, gratuitamente, testes de glicemia e verificação da pressão arterial.
Na oportunidade, foi celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado no dia 28 de abril. A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador circulou pelo comércio e conversou com os trabalhadores. A Coordenadora do Cerest Fonteira Noroeste, Luciana Buuron, destacou o objetivo principal do Abril Verde, “Esta é uma importante campanha que alerta a população de que os acidentes de trabalho não ocorrem por acaso. É necessária a conscientização de todos, empregadores e trabalhadores, para que sejam realizadas ações de prevenção garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável. Com medidas simples, podemos prevenir acidentes, doenças ocupacionais e promover a saúde e o bem-estar de todos”.
A atividade contou com o apoio do SEST SENAT e a presença do personagem do mosquito da dengue e da mascote CERESTINA. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, quase 2 milhões de pessoas morrem de causas relacionadas ao trabalho no mundo. Além disso, ocorrem mais de 270 milhões de acidentes e mais de 160 milhões de doenças ocupacionais são diagnosticadas por ano.