Fronteira Noroeste

Exporural divulga programas e ações para melhorar a vida no campo

Inovação na Fenasoja 2024, o espaço Exporural traz dez áreas temáticas que têm como fio condutor os programas e ações estratégicos do Governo do Estado executados pela Emater/RS-Ascar nos 497 municípios gaúchos.

“São dez áreas temáticas”, explicou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Germano Buttow. “Segurança e Soberania Alimentar, Meliponicultura, Solos, Plantas Bioativas, Apicultura, Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal, Reservação de Água e Irrigação, Secagem e Armazenagem de Grãos e Bovinocultura de Leite”, completa.

SANIDADE ANIMAL

Dez municípios da região de Santa Rosa fazem fronteira com a Argentina, razão pela qual o espaço temático Sanidade Animal divulga o programa Sentinela da Seapi. Criado há quatro anos, o Sentinela faz o patrulhamento dos 12 mil quilômetros de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina. O objetivo é vigiar para que o Estado mantenha o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação, conquistado em maio de 2021.

O espaço também divulga outros programas estratégicos, sob a coordenação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), a exemplo do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/RS) e Programa de Controle da Raiva Herbívora (PNCRH/RS).

“A Emater e a Seapi educam para que os agricultores cumpram as regras sanitárias”, afirma o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi. “Lembramos do cadastramento anual dos rebanhos, do controle de carrapatos e tristeza parasitária animal, do controle de doenças como brucelose e tuberculose e outras zoonoses, além de outras práticas, que garantam a sanidade animal. Todos os profissionais da Emater se associam à Seapi neste trabalho educativo”, concluiu Lunardi.

FORRAGEIRAS

Outro programa de Governo do Estado em destaque na Exporural é o Programa de Sementes e Mudas Forrageiras. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Embrapa e Emater/RS-Ascar, o programa tem o objetivo de fechar o vazio forrageiro no Estado. “O prazo para adesão dos agricultores ao Programa se encerra dia 06 de dezembro”, lembrou Buttow. Esse assunto é abordado no espaço da Exporural. No local, a Emater/RS-Ascar implantou parcelas com gramíneas perenes de verão (hermátria, capins Tifton 85 e Jiggs, capim-elefante BRS Kurumi e BRS Capiaçu).

SUPERA ESTIAGEM

Ainda dentro da Exporural, também merece destaque o Programa de Subvenção de Irrigação e Reservação de Água (Supera Estiagem), da Seapi, presente no espaço temático Reservação de Água e Irrigação. No local, são repassadas informações aos produtores interessados em implantar ou ampliar sistemas de irrigação, com subvenção econômica do Governo do Estado, limitada a 20% do valor do projeto, com teto de R$ 100 mil por beneficiário.

As demonstrações técnicas da Emater/RS-Ascar podem ser conferidas na área da Exporural, atração permanente da feira, que pode ser visitada até o dia 08 de dezembro, quando se encerra a Fenasoja.