A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e a comunidade escolar, realizou uma palestra sobre educação alimentar na Escola Florentino Dutra, no Rincão dos Boeiras, em Itacurubi, na quarta-feira (25/10). A ação contou com 36 participantes, entre alunos de até cinco anos, merendeiras, monitores, professoras e mães.
A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar Ana Cláudia Silva da Rocha abordou a importância das famílias rurais terem disponibilidade de produtos na propriedade rural. Assim, haverá diversidade de alimentos e segurança alimentar, pois sabem como é produzido de forma ecológica. Como sugestão, a extensionista citou a batata-doce, que pode ser cultivada de várias maneiras, desde pequenos espaços até os maiores. Também tratou sobre dos benefícios para a saúde e convidou os participantes para uma campanha de cultivo do tubérculo, com troca e doação de mudas para quem não tem.
Ana Cláudia destacou a importância do uso de todas as partes dos alimentos, como cascas, talos e folhas, e apresentou como exemplo a couve e as suas vantagens para a saúde. “Da folha pode ser feito o suco verde com laranja ou limão e os talos podem ser refogados e preparados com farofas, patês e pizzas de talos”, explica.
Durante a iniciativa, foram realizadas dinâmicas e degustação de bolos de beterraba, de cenoura e de mandioca acompanhados com suco verde de couve com limão. De acordo com Ana Cláudia, as mães doaram laranjas e limões para a realização prática da atividade, enquanto a escola e a extensionista ofertaram as couves. Já as merendeiras elaboraram os bolos com as receitas da Emater/RS-Ascar presentes no site institucional.