Fronteira Noroeste

Convênio no valor de R$ 500 mil é assinado em Porto Alegre para ampliação do CRAS em Porto Vera Cruz

Na tarde de segunda-feira, foi assinado em Porto Alegre um convênio entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Município de Porto Vera Cruz, no valor de R$ 500.000,00, para investimentos estruturais e operacionais no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) municipal.

O ato ocorreu com a presença de autoridades estaduais e municipais, dentre as quais: o Governador do Estado, Eduardo Leite; o Vice-Governador, Gabriel Souza; o Secretário de Estado Beto Fantinel; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Kelvin Henrique Taglieber Melo; e o Prefeito de Porto Vera Cruz, Jaime Domingos Taffarel.

Finalidade e impacto do convênio

O objetivo deste convênio é fortalecer a capacidade de atendimento social no município, promovendo melhorias nas instalações físicas, aquisição de equipamentos e contratação ou qualificação de pessoal, garantindo suporte direto às famílias em vulnerabilidade social.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) desempenha papel essencial na política pública de assistência social. Entre os serviços e programas oferecidos, destacam-se:

 • Acolhimento e acompanhamento familiar;

 • Programas de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos;

 • Oficinas educativas, culturais e de capacitação;

 • Atendimentos psicossociais e encaminhamentos para rede de saúde e educação;

 • Ações preventivas de violação de direitos;

 • Apoio no acesso a benefícios sociais municipais, estaduais e federais.

Com os recursos do convênio, espera-se ampliar o alcance desses serviços, melhorando as condições de atendimento e promovendo maior dignidade às famílias em situação de fragilidade social.