Agricultores e técnicos de 45 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões são aguardados no 2º Seminário Regional de Irrigação Manejo de água e solo para a produção de alimentos, que acontece no próximo dia 16/10, em Santo Ângelo. A inscrição para o evento técnico pode ser realizada de forma gratuita junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, limitando-se a 400 vagas.
A programação, a ser realizada no auditório Iglenho Burtet do Parque de Exposições, começa às 9h30. Pela manhã, o público pode acompanhar palestras sobre o manejo de solo e a infiltração da água, com o pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin; legislação ambiental para irrigação, com o engenheiro florestal da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Cristiano Horbach Prass; e regime regional de chuvas e a necessidade das plantas cultivadas, com o engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Olavo Neutzlig.
Ao meio-dia será servido almoço gratuito aos participantes previamente inscritos. À tarde, a programação segue com a explanação do Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, que abordará políticas públicas para irrigação no Estado do Rio Grande do Sul.
Também serão apresentadas quatro experiências de implantação de sistemas de irrigação na região: pivô central apresentado pela Agrocampo de Santo Ângelo; carretel autopropelido implantado na propriedade de Sandro Both, em Caibaté; aspersão convencional adotada pela família de Dari Gehrke, em Tuparendi; e gotejamento utilizado na produção de Nivaldo Backese, em Santo Cristo.
Linhas de crédito para irrigação serão abordadas pelo gerente de agronegócios da regional Noroeste do Banrisul, Pedro Nakamura. O encerramento está previsto para as 16h.
O 2º Seminário Regional Técnico de Irrigação é uma promoção da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, contando com o apoio da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron), da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Ângelo, Sindicato Rural de Santo Ângelo, Fenamilho, Prefeitura, Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e Agrocampo.