Fronteira Noroeste

CAPS  de Santa Rosa amplia oferta de grupos terapêuticos para promover saúde mental

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da FUMSSAR em Santa Rosa — CAPS Novo Rumo, CAPS AD Movimento e CAPS IJ — vêm intensificando as atividades de grupos terapêuticos como ferramenta fundamental para a promoção da saúde mental e o fortalecimento da reabilitação psicossocial dos usuários.

Somente em junho, mais de 40 grupos terapêuticos foram realizados. Destaque para os grupos de artesanato, que têm se mostrado eficazes no estímulo à expressão criativa, fortalecimento da autoestima e no desenvolvimento de habilidades como concentração e coordenação motora.

Segundo Flávia Albuquerque, gerente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o convívio social e a criação artística geram impactos profundos nos participantes: “Ao criar algo com as próprias mãos, os indivíduos experimentam um aumento na autoestima e descobrem formas saudáveis de lidar com o estresse e as emoções.”

Além de fortalecer vínculos sociais, os grupos terapêuticos também oportunizam o aprendizado de novas técnicas, promovendo curiosidade, autonomia e ampliação de horizontes.