
Inserido nas festividades do 33º aniversário do município, o tradicional Jantar do Peixe de Porto Vera Cruz tem data definida: 7 de março. Os preparativos já iniciaram, com a mobilização da comunidade local e das entidades promotoras, sendo elas, a Associação dos Pescadores Profissionais, Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e Prefeitura.
O jantar também é a oportunidade de celebrar os 20 anos da Associação dos Pescadores de Porto Vera Cruz, fundada em 2005. “A criação da Associação contribuiu com a organização dos pescadores, sendo que até então grande parte não tinha documentação adequada para realizar a atividade pesqueira aqui no Rio Uruguai e dificuldades de acesso ao crédito e a políticas públicas”, relata Gilberto Barbaro, extensionista da Emater/RS-Ascar, instituição que assessora a Associação desde sua organização.
Atualmente a Associação conta 40 pescadores e realiza diversas ações comunitárias e sociais, como a promoção anual do Jantar do Peixe e o mutirão de limpeza e conservação do Rio Uruguai, com o apoio de entidades como a Prefeitura e a Emater/RS-Ascar.
O Jantar acontece no Parque Municipal de Eventos, a partir das 20h30. No cardápio, piava assada com cobertura de queijo, requeijão e molho de tomate; peixe frito (piava e cascudo); lasanha, pizza e salada de peixe, além de polenta frita, verduras e outros acompanhamentos. Os pratos são preparados com peixes oriundos do Rio Uruguai, contexto que reforça, segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar Neiva Marinês Bencke, as oportunidades de promoção da segurança e soberania alimentar a partir do que é produzido no município.
Após o Jantar haverá baile com a banda Danúbio Azul. Cartões podem ser adquiridos junto às entidades promotoras