Nesta quinta-feira, 17 de outubro, o prefeito de Porto Lucena, Jair Miguel Wagner, recebeu em seu gabinete o Vice Cônsul da Suécia no Brasil, Peter Johansson, e o pastor da Igreja Luterana na Suécia, Pr. Pierre Schelander, em uma visita que contou com a presença de autoridades locais, incluindo o futuro prefeito Iury Sommer Zabolotsky e descendentes de imigrantes suecos.
Durante a visita, os representantes suecos tiveram a oportunidade de conhecer importantes marcos históricos da imigração sueca na região, como o Marco da Imigração, localizado na Praça Dom Felipe de Nadal, a Praça do Pentecoste e o primeiro Cemitério Sueco na América do Sul, situado na Linha Uruguai, onde estão sepulturas com mais de 150 anos.
Um dos momentos mais importantes da visita foi a apresentação do projeto do Pórtico de Porto Lucena, pelo projetista Betto Almeida, que terá inspiração no Castelo de Orebro, um símbolo da herança cultural sueca. Porto Lucena possui fortes laços com a Suécia, já que muitos descendentes de imigrantes suecos vivem na região e continuam a preservar suas tradições.
O prefeito Jair Miguel Wagner expressou gratidão a todos que participaram da recepção e destacou a importância do evento para fortalecer os laços entre Porto Lucena e a Suécia. “Espera-se que essa visita seja o início de um estreitamento nas relações entre o município e o país nórdico, com futuras visitas de representantes suecos e a valorização da rica herança cultural deixada pelos imigrantes que sonharam em construir uma ‘Nova Suécia’ na América do Sul”, afirmou.