Fronteira Noroeste

Unijuí é contemplada em edital de apoio a projetos internacionais de pesquisa científica

A Unijuí foi contemplada no edital de chamada pública MCTI/CNPq nº 16/2024, voltado ao Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, da CNPq. O resultado final foi divulgado no fim de dezembro de 2024 e vai financiar o projeto  “Efeitos de Herbicidas à Base de Glifosato como Agentes Disruptivos Metabólicos: Um Estudo Translacional sobre o Impacto nas Vias de Estresse Celular”, proposto pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unijuí (GPeF).

Neste edital, a Universidade foi contemplada com uma bolsa de pós-doutorado e uma de doutorado sanduíche, ambos de 8 meses, para a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. O total do financiamento aprovado é de R$ 212.000,00, e o coordenador do projeto é o professor Thiago Gomes Heck.

O projeto busca avaliar como a exposição a poluentes ambientais, mesmo em concentrações consideradas aceitáveis por órgãos reguladores, induz estresse oxidativo (EO) e modifica as respostas celulares ao estresse (RCE) mediadas pela expressão de proteínas de choque térmico (HSPs) em diferentes órgãos, agindo, assim, como potencializadores do desenvolvimento de alterações metabólicas. Outro fator é avaliar se a exposição ao glifosato representa um risco disruptivo metabólico.

Atualmente, os herbicidas à base de glifosato são os mais utilizados para o controle de plantas daninhas nas áreas rurais do Brasil e do mundo, contribuindo para a produção de alimentos em larga escala. No entanto, sua ampla utilização tem resultado na contaminação dos ecossistemas, da água potável e dos alimentos.

O projeto contará com a colaboração da professora Julia Matzenbacher dos Santos, da University of Pittsburgh, dos Estados Unidos, e do professor. Vinicius Fernandes Cruzat, da Southern Cross University, da Austrália. As candidatas a bolsas serão as estudantes Diovana Gelati de Batista, Laura Schleder Corrêa (Doutorado Sanduíche no Exterior).

Fazem parte da equipe os pesquisadores da Unijuí Mirna Stela Ludwig, Matias Nunes Frizzo, Pauline Brendler Goettems Fiorin, Vitor Antunes de Oliveira, Caroline Brandão Quines e  Airam Teresa Zago Romcy Sausen. Também os pesquisadores Paulo Ivo Homem de Bittencourt Júnior, da UFRGS, Sandra Aparecida Benite Ribeiro, da UFJ e Antônio Azambuja Miragem, da UFRGS e IFFar.