Fronteira Noroeste

Últimas vagas para intercâmbio no Canadá têm inscrições até quinta-feira

Segue aberta a seleção para edição piloto do projeto Young Farmers. Uma primeira turma já foi classificada, mas ainda há vagas disponíveis para o intercâmbio de jovens rurais. O calendário de inscrições vai até quinta-feira (19/09).

Podem participar filhos de pequenos agricultores, com idade entre 19 e 25 anos. As vagas são destinadas prioritariamente para alunos que tenham participado dos cursos de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovidos pela Emater/RS-Ascar.

O edital nº 2 está disponível no site emater.tche.br, na seção de publicações. Os jovens selecionados nesta etapa irão preencher as vagas que não foram preenchidas no edital de seleção nº 1. No total, serão 15 intercambistas.

A inscrição deve ser realizada junto aos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. Para se classificar, o candidato deve realizar uma prova de inglês escrita e uma entrevista.

YOUNG FARMERS

Os custos relativos à participação de cada jovem no projeto, com passaporte, visto de permanência temporário, passagem aérea, despesas com hospedagens, transporte, alimentação, seguro saúde e curso no Canadá, serão arcados pela iniciativa privada e/ou doações espontâneas oriundas da sociedade, com o objetivo de apoiar a formação e o desenvolvimento de uma nova geração de agricultores no Rio Grande do Sul.

Os 15 selecionados farão um intercâmbio com famílias canadenses na província de British Columbia, para trocar experiências e conhecer práticas inovadoras de produção agrícola. As atividades têm início em novembro de 2024 no Brasil e conclusão em setembro de 2025, no Canadá.

O Canadá investe significativamente em pesquisa e inovação agrícola, adotando práticas sustentáveis, conservando recursos naturais e reduzindo o impacto ambiental. O intercâmbio visa à adaptação destas práticas às diferentes realidades dos jovens rurais gaúchos.