Fronteira Noroeste

Trânsito em Santa Rosa passará por mudanças a partir desta segunda-feira com início das obras do Plano de Mobilidade Urbana

A cidade de Santa Rosa inicia, nesta segunda-feira (12), as primeiras intervenções previstas no Plano de Mobilidade Urbana. As obras se concentram inicialmente na Avenida Expedicionário Weber, marcando a execução da primeira fase do projeto, que busca reorganizar o trânsito e garantir mais fluidez no deslocamento urbano.

As ações fazem parte de um amplo planejamento desenvolvido pela empresa Fundatec, contratada para realizar o estudo técnico de mobilidade. Nesta etapa, duas frentes de trabalho atuarão simultaneamente: uma na própria avenida e outra na construção de uma nova via atrás do posto próximo ao quartel — na região entre a Janeco e a Sul Cores — além do alargamento da rua em frente ao quartel.

Segundo o prefeito Anderson Mantei, o projeto foi elaborado com base em critérios técnicos e visa preparar o município para uma nova fase de crescimento. “Realizamos um projeto com base técnica em estudos de mobilidade pensando em preparar Santa Rosa para um salto ainda maior de desenvolvimento. Estamos com crescimento em todas as áreas e nossa mobilidade tem que acompanhar isso”, destacou.

A Secretaria de Planejamento informou que, neste primeiro momento, não haverá interdição total da Avenida Expedicionário Weber, que permanecerá com tráfego em meia pista. No entanto, os motoristas devem estar atentos a possíveis lentidões no trânsito. Como rotas alternativas, a orientação é utilizar a Avenida América, além da Rua São José e da Rua Jorge Kunde.

A única via que será totalmente interditada nesta fase é a Travessa Expedicionário Izidro Leal, localizada em frente ao quartel. A previsão é de que as obras durem 12 meses. O investimento total é de R$ 12,5 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Santa Rosa.

As mudanças fazem parte de um esforço para modernizar a infraestrutura urbana e promover uma mobilidade mais eficiente para a população.