Neste sábado (10.08), a partir das 14 horas, a Eletrobras CGT Eletrosul, em parceria com as defesas civis municipais de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro, e a Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul, realizará o simulado de emergência da Hidrelétrica Passo São João.
O exercício, que simula uma situação real de autossalvamento, corresponde à última etapa de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE), implementado pela empresa em todas as áreas de influência onde possui usinas.
O encontro é voltado para as comunidades de Salto Pirapó e Colônia Laranjeira, em Roque Gonzales, e do Rincão do Ledur e Rincão São João, em Dezesseis de Novembro, localizadas na Zona de Autossalvamento (ZAS), região imediatamente abaixo da barragem da hidrelétrica e priorizada nas ações de prevenção e prontidão para emergências. Instalada no rio Ijuí, a Usina Passo São João opera normalmente e sua barragem é regularmente monitorada, inspecionada e fiscalizada por equipe técnica de engenharia especializada.
Como parte do simulado, assim que ocorrer o acionamento das sirenes de alerta, os moradores deverão sair imediatamente de suas residências e se direcionar até o ponto de encontro mais próximo. Rotas de fuga devidamente sinalizadas auxiliarão na identificação do trajeto. Equipes da Eletrobras CGT Eletrosul e da Defesa Civil estarão posicionadas para as orientações durante o treinamento.
“O simulado de emergência da Hidrelétrica Passo São João é um evento realizado de acordo com as leis e normas regulamentadoras que tratam do tema segurança de barragens. É uma boa oportunidade para esclarecer dúvidas e aprender mais sobre a engenharia de segurança aplicada à barragem da Eletrobras CGT Eletrosul, evitando ocorrências e riscos”, destaca Nathan Socha, gerente da Divisão de Segurança de Barragens.
A Eletrobras CGT Eletrosul orienta que os moradores da Zona de Autossalvamento instalem em seus smartphones o aplicativo Alerta Individual, a fim de tornar o exercício mais próximo de uma situação real de emergência. O sistema notifica de forma rápida alterações no nível de segurança da barragem, indica as rotas de fuga e os pontos de encontro, além de estabelecer um canal de comunicação entre a empresa e a população.
“É muito importante que as populações residentes no interior da Zona de Autossalvamento participem do treinamento, sigam as rotas de fuga e se dirijam aos pontos de encontro. O simulado foi programado para que os moradores da área de influência da barragem tenham conhecimento sobre os procedimentos de evacuação. Todas as informações do simulado serão registradas, avaliadas e utilizadas para melhoria dos procedimentos de evacuação da área”, complementa Socha.
O PAE é uma medida resultante da Política Nacional de Segurança de Barragens e da Política de Segurança de Barragens das Empresas Eletrobras, sendo implantado em etapas: cadastramento dos moradores da Zona de Autossalvamento e da área próxima da barragem; implantação de placas informativas; instalação de torres de alarme sonoro e realização de simulado de emergência.
UHE Passo São João
Com operação iniciada em 2012, a Hidrelétrica Passo São João utiliza o potencial hidrelétrico do rio Ijuí, entre os municípios gaúchos de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro. O empreendimento conta com duas unidades geradoras e 77 MW de potência instalada, capaz de atender 435 mil consumidores. Já seu vertedouro é composto por seis comportas que atuam na regulação do reservatório. A unidade é fundamental para o abastecimento energético da região Noroeste do Rio Grande do Sul, além de disponibilizar energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN).