Fronteira Noroeste

Rota Turística do Caminho das Missões será votada em regime de urgência no Plenário Senado

Após ser aprovado, no dia 5 de março, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, o projeto de lei do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) que cria a Rota Turística do Caminho das Missões, no estado do Rio Grande do Sul, será votado em regime de urgência no Plenário e levado à sanção presidencial.

Segundo o texto, a nova rota objetiva fomentar o desenvolvimento das atividades turísticas em diversos municípios do RS e receberá o apoio de programas oficiais destinados ao fortalecimento da regionalização do turismo.

A Opera Romana Pellegrinaggi (ORP), maior operadora de turismo religioso do mundo, ligada diretamente ao Vaticano, incluiu em seu catálogo um roteiro de turismo jesuítico que passa por Brasil, Paraguai e Argentina. O objetivo é oferecer aos viajantes fé, cultura e história em um cenário natural único no mundo.

De acordo com o material proposto pela operadora do Vaticano, o itinerário começa em Assunção, capital do Paraguai, passa por pontos como a sede real do governo, museus, igrejas e demais pontos de trabalho de artesão locais. Chegando na Argentina, por meio da cidade de Posadas, o roteiro inclui visita nas ruínas das missões mais importantes no país, incluindo San Ignacio Mini, fundada pelo padre jesuíta San Roque González de Santa Cruz, no início do século XVII. No Brasil, o itinerário abrange as Cataratas do Iguaçu.

O roteiro é baseado no percurso feito pelos padres jesuítas na América do Sul. Todo o trajeto poderá ser percorrido em aproximadamente um mês pelos turistas.

MUNICÍPIOS DA ROTA DAS MISSÕES

Estes são os 26 municípios gaúchos a serem beneficiados pela Rota Turística do Caminho das Missões:

Bossoroca,

Caibaté,

Cerro Largo,

Dezesseis de Novembro,

Entre-Ijuís,

Eugênio de Castro,

Garruchos,

Giruá,

Guarani das Missões,

Mato Queimado,

Pirapó,

Porto Xavier,

Rolador,

Roque Gonzales,0

Salvador das Missões,

Santo Ângelo,

Santo Antônio das Missões,

São Borja,

São Luiz Gonzaga,

São Miguel das Missões,

São Nicolau,

São Paulo das Missões,

São Pedro do Butiá,

Sete de Setembro,

Ubiretama e

Vitória das Missões.