
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (Selt), assinou na quarta-feira (18/2) a ordem de início das obras de pavimentação asfáltica da Rua Serro Azul – principal via de acesso do município de Cerro Largo à BR-392. O investimento previsto para a obra é de R$ 4 milhões. O recurso integra o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (Piaa), iniciativa do governo Leite que busca fortalecer a malha viária a partir de parcerias com a iniciativa privada.
Para a obra em Cerro Largo, os recursos serão disponibilizados por meio de um mecanismo específico: a empresa Lojas Becker Ltda financiará o serviço com abatimento de até 5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) devido, relativo ao ano anterior, e a empresa R. Schaeffer Construções Ltda executará a obra. Esse modelo permite a execução de obras essenciais sem onerar o Tesouro do Estado, direcionando parte do imposto das empresas para investimentos em infraestrutura.
Assinatura do documento na Selt.
“A pavimentação da Rua Serro Azul vai proporcionar melhores condições de tráfego, maior segurança à população e mais eficiência no escoamento da produção agrícola e industrial da região Noroeste”, destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “É uma das principais conexões locais com a BR-392, o que vai facilitar o acesso a centros urbanos maiores e impulsionará o desenvolvimento econômico de Cerro Largo”, acrescentou.
A obra tem prazo de conclusão estimado em seis meses. As empresas parceiras foram autorizadas a realizar os serviços mediante aprovação e supervisão técnica do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). “Essa pavimentação vai transformar uma via crítica para o escoamento da produção de Cerro Largo, conectando-a de forma mais segura e eficiente à BR-392. Com isso, garantiremos uma via com durabilidade e benefícios de longo prazo para a comunidade regional”, detalhou o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
O diretor-presidente das Lojas Becker, Eleonor Becker, agradeceu o empenho do Estado e afirmou que pretende estender a parceria. “Ficamos felizes que o ICMS gerado por nossa empresa está trazendo resultados para a população. Essa obra é muito importante para nós e será a primeira. Pretendemos propor outras que certamente beneficiarão toda a nossa comunidade”, antecipou.