Diante do movimento crescente de imigrantes estrangeiros e refugiados chegando ao Brasil, o Município de Panambi vem promovendo a inclusão social de estrangeiros que aqui buscam se estabelecer.
A agência FGTAS/SINE de Panambi, por meio de seu serviço de intermediação de mão de obra, tem promovido a integração social de estrangeiros ao garantir igualdade de oportunidade no acesso ao trabalho e renda, sendo o principal vetor de empregabilidade para quem chega ao município. Já a Sala do Empreendedor está disponível a todos os empreendedores, inclusive a estrangeiros e refugiados, os quais podem tirar suas dúvidas sobre como empreender ou regularizar suas atividades profissionais para atuar no município.
Juntos, Sala do Empreendedor e FGTAS/SINE, oferece aos imigrantes estrangeiros desde auxílio na escolha da melhor forma de empreender (MEI, ME ou Autônomo), até a orientação de acesso a crédito; formas de tributação; consultorias empresariais; além de promover a oportunidade de trabalho e renda com a garantia dos devidos direitos trabalhistas. Para o ano de 2024 o foco é aumentar a empregabilidade de nativos e estrangeiros, por meio de estratégias de formação e qualificação profissional. Dentre elas, pode-se destacar o trabalho que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza em parceria com o IFFar Panambi, que oferece aula de Português para estrangeiros, tanto para crianças quanto para adultos, que são atendidos em turmas separadas. A inserção da língua portuguesa no vocabulário estrangeiro viabiliza a comunicação, importante para a inserção social e profissional dos sujeitos envolvidos.