Investimento será de R$ 622 mil oriundos para restaurar prédio que abriga ainda o Museu Ferroviário
O prefeito Jacques Barbosa assinou na manhã desta sexta-feira, 14, a ordem de serviço para as obras de restauro e reforma do Memorial Coluna Prestes. O recurso de R$ 622.125,43 é oriundo do Ministério Público Federal (MPF) com destinação intermediada pelo procurador da República, Osmar Veronese.
Será a segunda etapa da revitalização do espaço, que já recebeu cercamento, melhorias nas calçadas e nova iluminação. Agora, será recuperado o prédio, que sedia também o Museu Ferroviário e no pátio estão a “Casa da Guarda” e o Monumento Coluna Invicta, do artista Maurício Benites. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 300 dias. A obra será realizada pela empresa Engesul, representada no ato por Michele Friedler Pereira.
Jacques falou da importância da obra para preservação da memória, unindo no local a história da ferrovia e da Coluna Prestes, episódio que completa cem anos em 2024. “Temos ainda investimentos importantes no setor cultural como a reforma do Teatro Municipal, cuja segunda etapa deve ser iniciada em breve, tão logo esteja funcionando o sistema da Lei de Incentivo da Cultura, que foi prejudicado pelas enchentes”.
O procurador da República, Osmar Veronese, também destacou a preservação da história do modal ferroviário e da Coluna Prestes e a importância para desenvolver um projeto cultural e de turismo. A promotora Paula Mohr celebrou a obra, com resgate histórico e a devolução para uso da comunidade.
Acompanharam o ato, o presidente da Câmara de Vereadores, Felippe Terra Grass; secretário municipal de Cultura, Cleber Warpechowski; diretor de Cultura do Município, Douglas Barbosa e a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Juliani Borchardt.
Texto: Hogue Dorneles