Fronteira Noroeste

Jogos Sol a Sol mobilizam comunidades rurais de Santo Ângelo e de Cerro Largo

As fases municipais dos Jogos Rurais Sol a Sol integraram as comunidades em Santo Ângelo e também em Cerro Largo, no último dia 25/08. Em ambos os municípios, destacaram-se ações de organização comunitária e social, o espírito solidário e a oportunidade de integração de diferentes gerações através do esporte, do lazer e da recreação.

Em Santo Ângelo, mais de 700 inscrições foram registradas na 37ª edição do evento no município. A comunidade anfitriã foi palco de modalidades como corrida de 100 metros, voleibol, futebol, cabo-de-guerra, milho no buraco, tiro de laço na vaca parada, batida no prego e serra de lenha. A atividade movimentou representantes de diferentes comunidades em torno da essência do movimento, que aproxima famílias rurais que se motivam em interagir em espaços de inclusão social. Também foi oportunizada a coleta de sementes e de mudas para a Campanha Semear Solidário, a partir da qual, a Emater/RS-Ascar encaminhará o material para doação a propriedades severamente atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari. A ação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Prefeitura de Santo Ângelo e comunidade de Lajeado Cerne.

Já em Cerro Largo, a fase municipal dos Jogos Sol a Sol foi sediada pela Vila São Francisco. Em torno de 400 atletas rurais, desde crianças até idosos, tiveram a oportunidade de participar de diversas modalidades, entre elas, voleibol, futebol, bocha tiro 48, tiro na lata, bocha, cabo de guerra, canastra, corte de lenha, milho no buraco, batida de prego, corrida de 100 metros, plantio com saraquá, salto em distância, corrida no saco e debulha de milho.

Os Jogos Rurais Sol a Sol, que surgiram em 1982 na região de Santa Rosa, têm como objetivos integrar as famílias rurais com ênfase na agricultura familiar, despertando nelas o sentimento de pertencimento e a inclusão social; angariar fundos econômicos para as comunidades usarem em necessidades e infraestrutura comunitária; assim como oportunizar melhorias na área de lazer e de organização rural.

O Sol a Sol visa também promover o acesso de famílias rurais ao esporte, lazer e recreação em um mesmo momento, com a integração de diversas gerações, através de modalidades direcionadas a crianças, jovens, adultos e idosos, nas categorias feminino e masculino.