Fronteira Noroeste

Jantar em Porto Vera Cruz evidencia versatilidade de pratos à base de peixe do Rio Uruguai

Quem participou da 12ª edição do Jantar do Peixe de Porto Vera Cruz, no sábado (09/03), teve a oportunidade de conhecer e desfrutar da versatilidade de pratos que podem ser elaborados a partir do peixe extraído do Rio Uruguai. Inserido na programação em comemoração aos 32 anos de emancipação político administrativa de Porto Vera Cruz, o evento é resultado da parceria entre Associação dos Pescadores Profissionais, Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e Prefeitura Municipal.

Extensionistas das equipes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Porto Vera Cruz e Santo Cristo e a Associação de Pescadores uniram esforços para elaborar os pratos servidos às mais de 400 pessoas que participaram do Jantar. Fizeram parte do cardápio o peixe grelhado com requeijão cremoso, peixe grelhado ao molho, peixe grelhado com queijo, peixe frito, salada de peixe, lasanha, arroz branco e acompanhamentos oriundos da agricultura familiar local, como saladas diversas, mandioca, pão, cuca, batata caramelizada e polenta frita.

De acordo com o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Porto Vera Cruz, Gilberto José Barbaro, o evento caracteriza uma forma de divulgar a culinária e diversas formas de preparo do peixe extraído do Rio Uruguai, que banha a região, bem como incentivar o consumo devido aos efeitos benéficos da carne, sendo ela “uma excelente fonte de proteínas completas, ferro e outros minerais e ômega-3”.

A pesca, segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar Eliton Leandro Horn, representa para os pescadores profissionais artesanais a fonte de renda para o sustento da família, a oportunidade de uma profissão e meio de inserção na sociedade, “permitindo a eles serem segurados especiais do INSS, com direitos e deveres”.

A ação valoriza também o associativismo local. Fundada em 26 de setembro de 2005, a Associação dos Pescadores Profissionais de Porto Vera Cruz é uma sociedade civil e filantrópica, constituída por 40 associados. A entidade tem por finalidade congregar pescadores profissionais e amadores, bem como todos os cidadãos que se identificarem com este ramo social no município de Porto Vera Cruz, de modo que possam profissionalizar-se, acessar políticas públicas e fortalecer o trabalho através de ações coletivas.