Integrantes de sete grupos de mulheres assistidas pela Emater/RS-Ascar, em Santo Cristo, participaram de um momento de integração durante os festejos juninos nesta quarta-feira (26/06). O cenário preparado na comunidade de Dona Belinha lembrou a relação da agricultura familiar local com a biodiversidade, através do uso de plantas condimentares, aromáticas e terapêuticas.
Estiveram reunidas mais de 200 pessoas, dos Clubes do Lar de Vila Sírio, Linha Revolta, Linha Central, Linha Divisa, Linha Bom Princípio Alto, Clube de mães do Bairro La Salle e linha Dona Belinha. A tradicional integração é uma forma de reforçar vínculos comunitários e resgatar manifestações culturais e memórias afetivas dos participantes.
Numa oportunidade de promoção da saúde e do bem-estar, as psicólogas da Secretaria Municipal de Saúde conduziram a dança circular, uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs).
A confraternização também contou com almoço e lanches diversos, produzidos pela comunidade. Manifestações culturais de teatro e dança típica também estiveram na programação.
Cinco décadas de grupos de mulheres
Em Santo Cristo existem 26 grupos organizados de mulheres, entre clubes de mães e do lar, assistidos pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A história remonta há mais de cinco décadas, através da organização social fomentada pela Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), com o intuito de promover o acesso à informação sobre temas importantes, como segurança e soberania alimentar, saneamento básico, promoção da saúde, entre outros.