Agricultores familiares e proprietários de agroindústrias de Cândido Godói, engajados em fortalecer cada vez mais sua organização coletiva e seu posicionamento como referência na qualidade dos produtos oferecidos, participaram nesta segunda-feira (16/09) de capacitação para feirantes, promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, com apoio do Sicredi União RS ES. A capacitação e reunião de relacionamento reuniu associados da Cooperativa Godoiense de Empreendimentos, Exploração Agrícola e Organização Social (Coogemeos), no Salão de Eventos Laçador de Odilo Wobeto.
Na abertura, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Elton Luís Naumann, frisou o diferencial de Cândido Godói, onde agricultores familiares associados mantém uma feira permanente, de segunda-feira a sábado, em espaço próprio, além de estarem inseridos em outros mercados da região e mercados institucionais, a exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Estratégias para desenvolvimento do preço foram abordadas em palestra conduzida pelo coordenador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS- Ascar (UCP Santa Rosa), Marcos Eduardo Servat. Em sua fala, enfatizou que cada produto recebe uma precificação de acordo com seu posicionamento, relacionado à artesanalidade, exclusividade, diferenciação, qualidade e vínculos históricos e culturais.
Na sequência, no encontro de relacionamento promovido pelo Sicredi União RS, receberam ênfase a importância das redes de relacionamento promovidas pelo cooperativismo, o diferencial de cooperativas de crédito e linhas acessíveis à agricultura familiar.
Os participantes também tiveram a oportunidade de confraternização em jantar oferecido no local.
Crédito das fotos: Dejanira de Gaspari, Emater/RS-Ascar