O tradicional Jantar do Peixe, realizado na comunidade de Rolador Alto, chegou a sua 29ª edição neste sábado (18/05), em Santo Cristo. O evento é um incentivo à piscicultura como fonte de renda nas propriedades rurais e uma oportunidade de dar visibilidade à versatilidade do consumo do peixe aliado a outros produtos da agricultura local.
A Sociedade 1º de Maio e o Clube do Lar Esperança se mobilizaram em sua organização, contando com o engajamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Prefeitura de Santo Cristo. Nos preparativos dos pratos se envolveram as entidades promotoras, contando com o apoio de extensionistas da Emater/RS-Ascar e agricultores de Porto Mauá e Cândido Godói, que participaram com o intuito de interagir com a comunidade anfitriã e também promover jantares nestes dois municípios. Além disso, o Escritório Regional da Instituição esteve representado no evento.
Foram preparados cinco pratos: lasanha de peixe; filé ao molho de tomate; peixe grelhado recheado, tilápia frita e carpa capim frita, servidos com acompanhamentos. Com isso, os 300 participantes do jantar tiveram a oportunidade de se beneficiar com o encurtamento da cadeia de produção e acessar alimentos frescos, bem preparados e saudáveis.