Na manhã do dia 23 de abril, no auditório do IEE Cristo Redentor os estudantes de 8º e 9º ano das escolas da rede municipal de ensino, através do Programa de Cooperativismo nas Escolas, desenvolvido na região pela COOPERLUZ, tiveram a oportunidade de participar das primeiras formações do Programa Lixo Zero e, assim conhecer as implicações ambientais, sociais e econômicas da geração e da destinação de resíduos, na comunidade local e global.
No decorrer da atividade as profissionais Carine Zambonato, bióloga da Cooperconcórdia e Marísia Hoffmann, colaboradora do Capacita Cooperconcórdia , através do Fundo Social do Sescoop/RS, trouxeram informações sobre as características das cidades inteligentes e dados da produção e destinação de lixo no Brasil.
Foram informados também que classificação atual para a separação do lixo, visando o mínimo de impactos ambientais, é baseada nos seguintes tipos: reciclável, orgânico-compostagem e rejeito e que temos que nos esforçar para atender os 5 R’s: reduzir, reutilizar ou reaproveitar, reciclar, repensar e recusar.
Esta ação terá continuidade através de projetos nas escolas e mais encontros de discussão, onde serão envolvidos também os estudantes do 8º e 9º ano do IEE Cristo Redentor.
A meta destas ações é criar Multiplicadores Lixo Zero. “Temos que pensar os impactos a nível global, mas agir de forma local, pensando ações de sustentabilidade viáveis em nossas casas e escolas. ”