Através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), pescadores artesanais do município de Porto Vera Cruz tiveram a oportunidade de adquirir equipamentos para facilitar e qualificar seu trabalho. Um barco, um motor e um reboque foram entregues ao jovem casal de pescadores João Juarez Vieira e Sabiana Sergele Lucas Vieira, na segunda-feira (24/06).
Com projeto elaborado pela Emater/RS-Ascar, o valor de R$ 29.780,00 foi financiado junto à agência local do Sicredi e os equipamentos foram adquiridos da empresa ST Náutica de Porto Vera Cruz. Por meio do Pronaf Investimento, será possível realizar o financiamento com juros de 4% ao ano, com até 10 anos para pagar.
O extensionista da Emater/RS-Ascar Eliton Horn avalia que a aquisição dos equipamentos irá facilitar a atividade pesqueira, ampliar a segurança e dar maior agilidade ao trabalho dos pescadores. A pesca artesanal é uma importante atividade em Porto Vera Cruz, sendo o Rio Uruguai fonte de alimentos e renda.
Para saber mais sobre a possibilidade de acessar o Pronaf para investimentos em propriedades da agricultura familiar, pesca artesanal, agroindústrias, entre outras oportunidades, procure o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).