A união entre municípios de diferentes pontos do Estado tem transformado solidariedade em força para continuar, diante das dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Sul decorrentes das enchentes. Uma ação solidária aproximou Doutor Maurício Cardoso, no Noroeste gaúcho, a Doutor Ricardo, no Vale do Taquari.
Sensibilizada com os impactos, a comunidade de Doutor Mauricio Cardoso se engajou na campanha de arrecadação de valores, coordenada pela Prefeitura Municipal de Doutor Maurício Cardoso, Emater/RS-Ascar, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços (ACIPS) e outras entidades voluntárias. Graças ao apoio da comunidade, o valor arrecadado foi de R$ 49.041,50 para a aquisição de móveis e eletrodomésticos.
Após contato com a Secretaria de Assistência Social de Doutor Ricardo, município que se assemelha em diferentes aspectos com Doutor Maurício Cardoso, e indicação da equipe técnica das principais necessidades, dentro do orçamento arrecadado, foram adquiridos: nove geladeiras, nove fogões a gás, nove válvulas de gás com mangueira, nove pias inox, nove cozinhas compactas, nove conjuntos de mesas e cadeiras, nove roupeiros de seis portas, nove faqueiros de 30 peças e sete máquinas de lavar roupas.
Foram mais de 350 quilômetros percorridos, na quarta-feira (22/05), por lideranças e voluntários do município do Noroeste que se colocaram à disposição para auxiliar famílias que sofreram com as enchentes em Doutor Ricardo. A comitiva que foi até lá relata que a solidariedade renovou esperanças, estranhos se tornaram amigos e muitos se uniram com o desejo de reconstruir e recomeçar.
A comitiva mauriciense, composta pela primeira-dama, Ivete Gresele Pollo, pastor da ECLB, Marcelo Peter, extensionistas da Emater/RS-Ascar Ana Carolina Schittler e Diego Monteiro, representante da ACIPS, Marcos Gollin e diretora de comunicação, Kátia Gunther, foi recepcionada por representantes de Doutor Ricardo, prefeito, Álvaro Giacobbo, primeira-dama e secretária da Assistência Social, Eliana Zenere Giacobbo, extensionistas da Emater/RS-Ascar Daniela Stieven e Paulo Severgnini, e por duas pessoas atingidas que estão abrigadas no CRAS, Noeli Dalmagro e Onides Luiz Perin.
Notas fiscais dos produtos adquiridos foram entregues a lideranças locais, uma vez que os itens chegam ao município neste final de semana e serão direcionados a famílias rurais da Linha Barra Zeferino, atingidas pela enchente. Nesta localidade, nove famílias foram afetadas e sete delas tiveram suas casas e bens totalmente levados pela enxurrada. Essas famílias se abrigaram por dois dias na igreja da comunidade sem recurso algum, à espera de resgate.
Devido à impossibilidade de acesso, ocasionada por barreiras de deslizamento de terra nas estradas e destruição de pontes, além do impedimento de navegação nos rios Zeferino e Guaporé em função da força da correnteza, a Prefeitura precisou utilizar um drone para localizar os moradores e um helicóptero da Brigada Militar para resgatar os mais vulneráveis. Parte das famílias foi resgatada por voluntário através de trilhas pela mata. Mais de 130 pessoas foram diretamente afetadas.
A Comissão Organizadora da Campanha “Ajuda Enchentes DMC” manifestou sua gratidão e reconhecimento a todos os doadores que contribuíram para a aquisição dos móveis, destacando que a generosidade e solidariedade farão a diferença na reconstrução de residências e de vidas.
Crédito fotos: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Doutor Ricardo