Fronteira Noroeste

Dia de Campo sobre Culturas de Verão é realizado em Três de Maio

Agricultores, lideranças e estudantes participaram de Dia de Campo sobre Culturas de Verão junto à área experimental da Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem). O evento teve como ênfase orientações relativas à soja, principal grão produzido em nosso Estado e que na região de Santa Rosa está presente em mais de 780 mil hectares nesta safra 2024/2025.

O dia de campo realizado na última sexta-feira (21/03) é resultado da parceria entre Setrem, Sicredi Confiança, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul (Aenorgs), Sindicato Rural de Três de Maio, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá. Também contamos com o apoio da Embrapa Trigo.

Entre as lideranças que prestigiaram o Dia de Campo estiveram o diretor geral da Setrem, Sandro Ergang, gerente regional da Emater/RS – Ascar, Valmir Thume, e gerente adjunta Ivania Polaczinski, vice-presidente da Sicredi Confiança, Marcelino Colla, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio, Joel Rossi e representante da Aenorgs, Cátia Mai.

Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar estações sobre cultivares de soja, com profissionais da Don Mario, Nidera, LG e Fundação Pró Sementes, e outra a cargo da Embrapa, Brasmax e TMG, adubação potássica na cultura da soja, com o engenheiro agrônomo e professor da Setrem, Doutor Igor Kieling Severo, e crédito rural a cargo de Eduardo Korbes e Thiago Marcelo Schaefer da Costa, do Sicredi Confiança.

O manejo de doenças na cultura da soja, com ênfase em estratégias de monitoramento e controle, também esteve em pauta, nas orientações apresentadas pela extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheira agrônoma e Doutora Débora Schallemberger de Souza.

Entre as abordagens esteve o Programa Monitora Ferrugem, realizado desde 2021 em todo o Estado. Com ele, os produtores têm mais um indicativo para a decisão sobre a necessidade de aplicar fungicidas nas lavouras de soja.

O acompanhamento da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), e instituições de ensino e pesquisa, inicia no plantio e segue até o final da safra de soja no RS, com a intenção de realizar o monitoramento de esporos da ferrugem asiática, principal doença que acomete o grão no Estado.

Por meio do Programa são feitas leituras semanais das lâminas instaladas nas lavouras e as informações disponibilizadas no mapa da distribuição de esporos, destacando as áreas de risco, disponível no site www.emater.tche.br. Diariamente, também são fornecidas informações sobre as condições climáticas, antecipando o potencial de desenvolvimento da ferrugem da soja.