Oportunidades de agregação de valor à produção e de promoção da qualidade de vida foram apresentadas em dia de campo promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, com engajamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Agroindústria Dopomar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sicredi. Em torno de 100 pessoas participaram da visitação promovida na terça-feira (12/11) junto à propriedade de Carmem e Mauro Ferrari, onde está instalada a Agroindústria Dopomar, na Esquina Londero, interior de Doutor Maurício Cardoso.
Agricultores, lideranças locais, estudantes e professores da Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Filhos da Terra, de Campinas das Missões, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalisio Hartemink participaram da programação, composta por cinco temáticas relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar na região.
Na estação sobre sucessão rural, a diretora da Escola Casa Familiar Rural Filhos da Terra, Marieli Röpke, e estudantes filhos de agricultores da região apresentaram o sistema da pedagogia da alternância adotado pelo educandário e abordaram a importância de incentivar os jovens a permanecerem nas propriedades familiares, com conhecimento e qualidade de vida, garantindo a continuidade das atividades no campo.
As potencialidades do turismo rural da região estiveram em pauta na estação conduzida pela assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto. Oportunidades de geração de renda, criação de redes de parcerias e agregação de valor estão entre os efeitos do turismo no meio rural.
Diferencial da propriedade, a agregação de valor à produção através da agroindústria familiar foi abordada pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi e pelo sócio da Agroindústria Dopomar, Dilomar Desconzi. O empreendimento está incluso no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf-RS), o que permite que acesse diferentes mercados, desde os tradicionais até os institucionais.
Tema transversal aos demais abordados no dia de campo, o crédito como ferramenta para viabilizar projetos nas propriedades rurais também foi orientado na abordagem conduzida pelos representantes da agência local do Sicredi, Tiago da Costa e Talles Chiapinotto. Os agentes trouxeram informações detalhadas sobre as linhas de crédito voltadas aos agricultores familiares, esclarecendo dúvidas e apresentando novas possibilidades para impulsionar os negócios rurais.
Importante para a qualidade de vida e motivação para a permanência na propriedade rural, o embelezamento de arredores recebeu atenção na abordagem da extensionista social da Emater/RS-Ascar Ana Carolina Schittler e dos proprietários, Carmem e Mauro Ferrari. Na estação sob sua responsabilidade salientaram a organização e o embelezamento da propriedade local, incentivando práticas integrativas de preservação da biodiversidade, de integração ao meio ambiente e promoção do bem-estar.
Após as discussões nas estações temáticas, os participantes foram convidados a participar de um coquetel oferecido na propriedade, que proporcionou um momento de confraternização e troca de experiencias entre os agricultores, técnicos, estudantes e demais presentes, promovendo o fortalecimento das redes de apoio e cooperação no meio rural.
A equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Doutor Maurício Cardoso avalia que o Dia de Campo cumpriu seus objetivos e reflete o compromisso das entidades envolvidas com a promoção do acesso a informações que podem contribuir com a geração de renda, qualidade de vida e processos de desenvolvimento, assim como a iniciativa reflete o compromisso das entidades envolvidas em promover o avanço da agricultura familiar, a geração de renda e a qualidade de vida no campo.
Foto: Janaina Ferrari