A Cotrirosa recebeu na manhã desta quarta-feira, 07 de agosto, o Certificado de Energia Renovável pela empresa Ludfor Energia Ltda. O documento comprova que a Cooperativa utiliza somente energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente desde janeiro de 2023.
Para o presidente da Cotrirosa, senhor Clenir Antônio Dalcin, isso demonstra o compromisso da Cooperativa com a preservação do meio ambiente. “Desde que assumimos, temos em nosso plano de trabalho entrar com a utilização de energia renovável por meio do mercado livre, pois isso nos gera uma economia de cerca de 20% com os gastos de energia. Isso nos coloca em um outro patamar com relação à preservação do meio ambiente, tornando a cooperativa mais sustentável”, destaca.
Em 2023 a economia acumulada com os custos de energia foram de um montante de R$ 569.727,37. Isso representa uma redução de 160,639 tCO2e em emissão de carbono, sendo equivalente a preservação de quase 5 mil mudas de árvores. Em 2024, até o mês de junho, o valor de economia já era de R$ 475.458,00.
Conforme explica o engenheiro eletricista e consultor da Ludfor, Gustavo Moroni, é possível afirmar que 100% da energia da Cotrirosa é renovável, sendo que 24% é proveniente de energia solar da Usina que fica em Uruguaiana e o restante é adquirido no mercado livre. “Todo o consumo das unidades Cotrirosa são provenientes de geração de energia renovável. O certificado que entregamos hoje comprova isso. A adesão da cooperativa contribui para a diminuição de impactos globais. Se cada empresa, assim como a Cotrirosa, aderir a iniciativas como essa, isso vai contribuir para a preservação do meio ambiente no mundo todo”, conclui.