Fronteira Noroeste

Compra do prédio da CNEC em São Luiz Gonzaga é encaminhado para Brasília

O prefeito Sidney Brondani confirmou a aquisição, por parte do Município de São Luiz Gonzaga, do prédio da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) atualmente desativado na cidade. O encaminhamento da compra do espaço, que sediará de forma provisória o campus são-luizense do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) a partir de 2025, foi definido em reunião ocorrida ontem, dia 3, em Brasília, com o presidente da Rede CNEC, Alexandre José dos Santos.

Segundo Brondani, foi colocado ao presidente do CNEC a intenção do município de comprar o imóvel de forma amigável, ou de fazer a desapropriação em virtude de excepcional interesse público, caso não houvesse acordo. Com a sinalização positiva de Alexandre Santos, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga abrirá agora o processo administrativo necessário, fará avaliação de mercado do prédio para definir o valor da proposta de compra ao CNEC e encaminhará o projeto de lei para a Câmara de Vereadores.

Além de atender a necessidade de instalação provisória do IFFar, o espaço servirá, futuramente, quando a instituição de ensino concluir a construção do Campus São Luiz Gonzaga, para sediar secretarias municipais atualmente ocupando prédios locados, e da própria prefeitura, quando for necessário realizar reformas no prédio histórico da Rua Venâncio Aires.