Fronteira Noroeste

Colheita da soja fica em 55 sacas por hectare em média, em Santo Ângelo

Na manhã de ontem (17), a chefe da Emater/RS, Márcia Dezen participou do programa Rádio Visão para falar sobre a situação da colheita de grãos no município de Santo Ângelo. “Neste período de chuvas houve uma grande perda de solo, causando prejuízos para os agricultores” ressaltou.

Márcia destaca a expectativa de que agora venha o sol e também o frio. “A tendência é de uma safra maior de soja que poderá ser plantada a partir de outubro e posteriormente uma redução na safra do milho que tem início a partir de agosto e que são as culturas principais do verão. O rendimento da soja está em 55 sacas por hectare” afirmou.

Márcia destaca que 80% dos 10.000 hectares de trigo já foram plantados. Os 20% restantes serão plantados após o este período de chuvas que afetou a região. O período permitido para a zoneamento de trigo é até 10 de julho.

Ela também informa que, houve uma redução no plantio de trigo de 2023 para este ano, o qual ano passado a expectativa era de 12.000 hectares e em 2024 não irá passar de 10.000.

Márcia destaca que houve um aumento na produção na área de Canola, que é uma oleaginosa, a qual é vendida a saca em um valor próximo a soja. Em 2023 a projeção de hectares de Canola 1.050 hectares e este ano já foram plantados 1.500 hectares. Ela explica que, uma lavora de boa produção, por hectare pode gerar 40 sacas.

Fonte: Rádio Santo Ângelo