Em um novo encontro do Projeto Mulheres Cooperadas, desenvolvido em Santo Cristo, as participantes tiveram a oportunidade de discutir os temas autocuidado e plantas bioativas. A ação ocorreu na última sexta-feira (28/06), oportunidade em que conheceram mais sobre o aproveitamento de plantas aromáticas, condimentares e terapêuticas, que fazem parte da cultura da região.
O Projeto Mulheres Cooperadas é resultado da parceria entre Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Cresol, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Setrem. Esta é a quinta edição do Projeto, que, contabilizando as participantes atuais, já oportunizou a 160 mulheres criarem novas perspectivas para sua inclusão social e produtiva, através da cooperação.
No último encontro, as 30 mulheres do município que fazem parte do projeto neste ano de 2024 foram recepcionadas pela Emater/RS-Ascar e pela Cresol e convidadas a fazer o escalda-pés, com plantas medicinais, guiadas por uma meditação sistêmica, conduzida pela extensionista Marlise Schuster Diel. Na sequência, a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Vanessa Gnoatto abordou diferentes tipos de autocuidado, desde espiritual, social, financeiro, físico, até o emocional, trazendo à tona a importância de cada mulher ser protagonista do seu bem-estar e, com isso, valorizar a sua participação na família, na propriedade, na comunidade e no município. Em sua fala, Vanessa também conduziu uma dinâmica sobre empoderamento feminino e resiliência diante das dificuldades.
As mulheres se integraram com um café colonial compartilhado com produtos oriundos do seu trabalho e matéria-prima de suas propriedades e interagiram com a troca de mudas de plantas medicinais e sementes crioulas. O aproveitamento de plantas bioativas também foi demonstrado na prática com uma oficina de preparo de almofada terapêutica e de elaboração de sal temperado, com plantas e temperos trazidos pelas participantes.