
Para os artesãos, o Hortigranjeiros começa muito antes da abertura dos portões. Meses antes do evento, mãos habilidosas e criativas já estão a todo vapor, confeccionando as peças que serão expostas durante os cinco dias de feira, em Santa Rosa. O espaço do artesanato será novamente um dos destaques do Hortigranjeiros 2025, valorizando o trabalho manual, a tradição e o talento de cerca de 50 expositores vindos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Reunidos no Pavilhão 1, que também abrigará a floricultura, os artesãos apresentarão uma grande variedade de produtos feitos com técnicas diversas e materiais como madeira, tecido, lãs, linhas, fitas, porongo, couro, ferro, cestaria, biscuit e cutelaria. “O artesanato tem se tornado, para muitos, a principal fonte de renda. Cada peça carrega criatividade, técnica e muito amor nos detalhes”, destaca Denise Assenheimer, coordenadora da Comissão do Artesanato.
Além de movimentar a economia criativa, o setor promove autonomia e inclusão social. “O consumidor está cada vez mais exigente e procura por produtos com qualidade, exclusividade e acabamento. Fazer artesanato permite ao artesão trabalhar em casa, com flexibilidade, e ainda expressar sua identidade através da arte”, acrescenta Denise.
O Hortigranjeiros 2025 acontece de 6 a 10 de agosto, com entrada gratuita, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.