O artesanato missioneiro mais uma vez volta ao cenário internacional. Com talento, e muita coragem, a artesã missioneira, Dalva Mothci, acompanhada pelo produtor cultural, Adão Cassiano, embarcaram em uma aventura fascinante: participar da Artigiano in Fiera 2024, ela com o seu trabalho, e ele pela De la Fuente – Animação Sociocultural e Ambiental. Além de mostrar o que Dalva produz, os dois tinham muito mais em mente: conhecer o evento, e prospectar uma participação maior para 2025, com o melhor que o artesanato missioneiro pode oferecer.
Adão Cassiano, em sua página no Facebook, escreveu sobre a experiência: “Tínhamos ciência dos custos do que para alguns seria uma mera aventura, bem como do enorme potencial simbólico e econômico do trabalho aprimorado por Dalva nas últimas quatro décadas, reconhecido nas Missões e no RS, mas ainda não testado no contexto da economia criativa global”, disse, destacando que, em meio aos preparativos, a dificuldade de se obter um endosso institucional para a viagem determinou escolhas como a busca de apoio da comunidade, através de bem-sucedida vakinha criada com foco na amortização dos custos, bem como a definição de estratégias de abordagem dos players envolvidos na organização da Artigiano in Fiera 2024. “Antes de compartilharmos resultados, contudo, é preciso evidenciar o prazer de se estar em outro continente, em razão de uma vontade férrea e de alguns golpes de sorte – sinais de que estamos no caminho certo”, disse o jornalista.
ITINERÁRIO
A dupla visitou o Vaticano, primeira etapa da viagem, onde pude assistir a bênção do Papa Francisco, na Praça de São Pedro; passeou por Roma, com registros especiais para trabalho futuro. E, de volta a Milão, Dalva mostrou sua arte em um estande do governo da Argélia, para o qual estava convidada, aproximando Missões e África através da tecelagem em lã.
MAIS
O projeto “Artesanato missioneiro em lã na Itália / 2024” foi cumprido em diversas etapas, e teve início no dia 30 de novembro, com a partida da artesã Dalva Mothci e do produtor cultural Adão Cassiano, responsável pela produção e os registros da viagem rumo a Porto Alegre, onde foram gravadas imagens a serem incluídas no documentário “Um Tear pelo Mundo”, produzido pela indústria criativa De la Fuente – Animação Sociocultural e Ambiental.
De lá, a dupla seguiu para São Paulo, onde embarcou no voo para Milão, cidade em que se realiza, anualmente, a Artigiano in Fiera, uma das principais feiras de artesanato do mundo. Dalva destaca que o evento serviu de prospecção para análise da viabilidade de participação em edição futura.
Em Roma, além da benção do Papa Francisco, na Praça de São Pedro, a dupla gravou em frente às ruínas do Coliseu, após breve recorrida por sítios históricos da capital italiana.
A Artigiano in Fiera 2024 foi realizada no complexo Fiera Milano, com mais de 300 mil metros quadrados de espaço expositivo, distribuídos entre 26 pavilhões. A Feira reuniu expositores e delegações de todas as províncias da Itália, das Américas, Ásia, Oriente Médio, Europa e África, que teve a Argélia homenageada como o país do ano no evento.
AO VIVO
Dalva Mothci viveu uma experiência singular: com uma reprodução em miniatura de tear, fuso e confecção em lã de ovelha – a convite de representantes do Ministério do Turismo e do Artesanato da Argélia – pode demonstrar, na prática, suas habilidades no manejo da técnica de tecelagem típica das Missões. Entre suas impressões retiradas desta experiência, pode perceber que a técnica missioneira é idêntica àquela mantida pelos argelinos há milênios. Dalva teve o privilégio de tecer para centenas de curiosos, turistas e convidados, entre eles o diretor da Câmara de Artesanato do Ministério argelino, Othmane Boussaid, e o mestre artesão Mohamed Ceram Chennoufi.
A artesã ainda mostrou sua técnica defronte ao Duomo di Milano, catedral em estilo gótico considerada o símbolo da cidade, atraindo a atenção de turistas e locais para o artesanato missioneiro.
PRÓXIMO EVENTO
Além de seguir em contato com os membros da delegação argelina, na perspectiva da realização de um trabalho colaborativo no próximo ano, a dupla já está pré-inscrita a participar, em dezembro de 2025, como expositores, da próxima edição da Artigiano in Fiera, juntamente com artesãos da região interessados em levar seu trabalho à Europa. (Fonte: Esse texto foi produzido a partir de uma narrativa de Adão Cassiano, da De la Fuente – Animação Sociocultural e Ambiental).