Fronteira Noroeste

Agricultores de Alecrim adotam secagem e armazenagem de grãos na propriedade

A implantação de silos secadores e armazenadores de grãos, feitos de alvenaria em diferentes dimensões, tem chamado a atenção de agricultores de Alecrim. Em busca de maior autonomia e da manutenção da qualidade dos grãos colhidos na propriedade, agricultores construíram silos com projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar a partir de recursos disponibilizados pelo Programa Avançar Feaper, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

Em função da dependência de estruturas externas para a secagem e armazenagem de grãos, inclusive em outros municípios a exemplo de Santa Rosa, produtores instalaram estruturas simples e de baixo custo, feitas de alvenaria, em suas propriedades, a partir de projetos técnicos elaborados pela Emater/RS-Ascar, obtendo resultados que inspiraram outras famílias a adotar a tecnologia.

A Emater/RS-Ascar apresentou ao Conselho Municipal de Agricultura, quando da disponibilização de recursos através do Programa Avançar Feaper, a proposta de construção de três estruturas de secagem e armazenagem com capacidade para 170 sacos de milho, em três propriedades do município. Os recursos liberados em 2023 e 2024 beneficiaram agricultores familiares que desenvolvem atividades de produção de leite, criação de aves e bovinocultura de corte.

O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Carlos Olavo Neutzlig, explica que a elaboração dos projetos está inserida no trabalho da Extensão Rural de execução de políticas públicas que fomentam a adoção de tecnologias, com vistas à geração de renda e qualidade de vida no meio rural.

A implantação dos silos secadores de alvenaria, com diferentes dimensões, contribuiu com a armazenagem de milho nas propriedades e com a manutenção da qualidade, assim como evita o custo do transporte para outros locais de recebimento de armazenagem.