As ações do governo gaúcho no enfrentamento às mudanças climáticas e focadas na reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram destaque em palestras da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) nesta semana. A titular da pasta, Simone Stülp, participou do II Seminário de Conservação de Solo e Água, em São Luiz Gonzaga, na quinta-feira (10/10), e da Expofest, em Ijuí, nesta sexta-feira (11/10).
Ao público dos dois eventos, a secretária expôs a dinâmica do Plano Rio Grande, liderado pelo governador Eduardo Leite, e enfatizou como a iniciativa já vem fazendo a diferença na vida dos gaúchos e gaúchas. “No âmbito da nossa secretaria, lançamos, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), nosso primeiro edital conectado ao Plano Rio Grande, com foco em startups e na manutenção de talentos empreendedores no Estado”, explicou. O edital Programa Manutenção de Talentos Tecnológicos – Emergência Climática, terá R$ 14,4 milhões em recursos.
Outra iniciativa é o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, formado por 43 pesquisadores e especialistas em pautas relacionadas ao clima. “Nossa principal missão é, a partir do nosso conhecimento, produzir pareceres sobre projetos para a reconstrução do nosso Estado, de forma que as decisões possam ser tomadas com base na ciência, com assertividade”, comentou Simone, que é coordenadora do comitê.
A secretária também lembrou que, nos últimos anos, o governo gaúcho tem feito os maiores investimentos em ciência, tecnologia e inovação da história, o que tem se refletido no cenário nacional. “Somos líderes em inovação no Brasil e destaque em uma série de rankings nacionais e até internacionais da área. Isso mostra que estamos no caminho certo, mas é preciso fazer mais e já estamos com um plano robusto para 2025”, concluiu.
Além de Ijuí e São Luiz Gonzaga, Simone Stülp esteve em Alegrete, onde participou do Rotas da Inovação, na quinta-feira (10/10).