
No próximo sábado (19), inicia a 21ª Fenamilho Internacional, com uma intensa programação que une negócios, entretenimento e tradição. No Pavilhão da Cultura, uma das atrações será a exposição dos trabalhos do Concurso Cultural Artístico-Literário, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e pela 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e da Academia Santo-angelense de Letras (ASLE).
Com o tema “A História do Milho”, o concurso teve como objetivos promover o estudo da história e da importância do milho no contexto local, regional e nacional por meio de atividades pedagógicas diversificadas, além de incentivar a produção poética, a criatividade e a expressão artística dos alunos, utilizando elementos do milho e outros materiais na criação de trabalhos autorais.
No âmbito da Smed, participaram estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental de 17 escolas municipais. As instituições tiveram de 17 de março a 10 de abril para enviarem os trabalhos. A avaliação e classificação foi realizada na última segunda-feira (14) pela ASLE, através de uma Comissão Avaliadora, que definiu os vencedores em cada subcategoria:
• Educação Infantil: Desenho; Pintura; Boneco (1º lugar em cada)
• Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Desenho; Pintura; Boneco; Frase (1º lugar em cada)
• Ensino Fundamental – Anos Finais: Pintura, Boneco; Poema (1º lugar em cada)
Todos os trabalhos participantes estarão expostos durante a Fenamilho 2025 no Pavilhão da Cultura, aberto das 10h às 22h. A cerimônia de premiação acontecerá no mesmo local, no dia 25 de abril, às 18h, com entrega de troféus e medalhas para as produções ganhadoras.