Fronteira Noroeste

Oficina de pratos à base de carne suína é oferecida na Oktoberfest Missões

Mulheres de diferentes comunidades rurais de Cerro Largo tiveram a oportunidade de participar, nesta sexta-feira (11/10), da oficina de pratos típicos, com ênfase na carne suína. A atividade realizada junto ao Espaço Prosa e Café faz parte da programação da Oktoberfest Missões, que segue até domingo (13/10), no Parque de Exposições de Cerro Largo.

A oficina promovida pelo Espaço Prosa e Café, Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e Oktoberfest Missões – em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretaria Municipal da Agricultura Cresol, Sicredi, Sicoob, Banrisul, Supermercado Jescke, São Roque e Strieder – buscou valorizar e ampliar as oportunidades de aproveitamento da carne suína, muito presente na identidade cultural regional. A Suinocultura é uma das principais atividades agropecuárias da região, também fomentada pelos colonizadores que aqui chegaram, entre eles, os alemães.

Com destaque à versatilidade e ao acesso à informação sobre o uso diversificado da carne suína na alimentação humana, a chef de cozinha Regina Maria Martins apresentou variações de preparo da carne, com molhos feitos com laranja, mel e mostarda e acebolado, entre outros.

Também foi enfatizada a oportunidade de tornar o prato ainda mais nutritivo e saboroso com o aproveitamento de ingredientes produzidos por agricultores familiares locais, com temperos à base de folhas de endro, salsa, cebolinha, coentro, alho, manjericão, manjerona, tomate, raspas de limão, pimentão, entre outros. Na fritura, sugeriu-se o uso de manteiga e de azeite de oliva.

“Toda carne suína é muito boa se bem temperada. São diversas variações que podem deixar as refeições ainda mais saudáveis e saborosas, com o acréscimo de temperos naturais”, destacou Regina, que lembrou que detalhes como a escolha da panela e a apresentação também fazem a diferença.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Carla Kiss destaca que a oficina é uma oportunidade de levar informações que contribuem com a valorização do que é produzido pela agricultura local e com a promoção da soberania e segurança alimentar. Também participam da ação, representando a Emater/RS-Ascar, a gerente regional adjunta Ivânia Polaczinski, a assistente técnica regional Lisete Primaz, a equipe municipal de Cerro Largo e extensionistas de municípios próximos, com o intuito de multiplicar as informações com um maior número de pessoas.