Uma representatividade das Agentes Comunitárias de Saúde – ACS foram recebidas em uma breve reunião de trabalho com o prefeito em exercício do Município de Horizontina Rafael Tiago Godoy e com a Assessora Jurídica do Governo Municipal Jèssica Sausen, para exposição de demandas das ACS com relação a sua categoria profissional, melhorias em relação ao trabalho que desenvolvem em suas áreas e o compartilhamento de preocupações com o andamento do trabalho preventivo em saúde prestado pelas profissionais aos cidadãos e cidadãs.
Entre as demandas a ampliação de 4 para 6 meses da Licença Maternidade das profissionais, hoje contratadas pelo Regime da CLT, mas que não acarretaria prejuízo ao erário a ampliação em dois meses, pois no período quem que elas percebem pelo INSS, a prefeitura segue recebendo do Governo Federal o convênio integral conforme o número de agentes contratados.
Ainda trataram sobre a possibilidade e liberação de emenda impositiva do Poder Legislativo em favor dos trabalhos terapêuticos ocupacionais (oficinas) realizados em grupos nas suas áreas de atuação.
As agentes também reivindicam melhorias com gratificação pelo difícil acesso às profissionais do interior, que tiveram número de famílias e territórios ampliados nos seus atendimentos, onde disponibilizam o transporte do próprio bolso haja vista a distância entre propriedades e a moradias das profissionais.
A pauta das agentes seguirá em tramitação nos próximos dias, quando está marcada uma reunião com a Secretaria Geral de Governo para alinhamento dessas e outras ações.