A antiga usina hidrelétrica, situada na divisa dos municípios de Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá, é um ponto turístico compartilhado por ambos os municípios do Noroeste Gaúcho. Estrategicamente acessada pela comunidade Santana, em Boa Vista do Buricá, a usina, localizada às margens do Rio Inhacorá, recebe visitantes frequentes, que percorrem cerca de 3,3 km de estrada de chão a partir do trevo de acesso à cidade.
A história desse local inicia em 1927, quando o projeto foi proposto por Paulo Trepte, vinda da Saxônia, na Alemanha. A construção iniciou a partir de um açude de 90 m de comprimento e 4 metros de profundidade. Mas somente em a partir de 1948 ocorreu efetivamente o processo de eletrificação em Boa Vista do Buricá, se estendendo até 1954, período em que o território ainda pertencia ao município de Três Passos.
Paulo Trepte, que passara por problemas financeiros, contou com a colaboração de amigos para a concretização do seu ambicioso projeto. A expansão da rede hidrelétrica beneficiou diversas comunidades, desde Boa Vista do Buricá até São José do Inhacorá. No entanto, o início foi marcado por desafios operacionais, como problemas na turbina devido a condições climáticas extremas.
Hoje em dia, a captação de água pela Corsan abastece Boa Vista do Buricá, enquanto a antiga turbina se encontra em exposição no pátio da Certhil, em Três de Maio.
Certhil é uma uma cooperativa de geração e distribuição de energia elétrica, com sede em Três de Maio, que atende os municípios da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul