O prédio que abriga a Cozinha Experimental da Soja na Fenasoja 2024, em Santa Rosa, além de oportunizar a participação em oficinas de uso diversificado e saudável na alimentação humana, também é espaço de divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelas Unidades de Cooperativismo e de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar. A exposição pode ser visitada até este domingo (08/12), sendo uma das atrações permanentes da feira.
A Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar na região de Santa Rosa é executora das ações do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Na região, 20 cooperativas da agricultura familiar recebem assessoramento continuado e gratuito nas áreas de gestão e acesso a mercados institucionais. O PEC tem entre seus objetivos centrais a melhoria da competitividade das cooperativas, promovendo a interação entre associados e cooperativas, e apoiando a sua criação.
A Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar também possui atuação direta na região de Santa Rosa. O trabalho de classificação junto às cerealistas da região contribuiu com a padronização da qualidade de grãos, conforme normas técnicas, e impacta na remuneração justa de fornecedores, obtenção de melhores resultados, manutenção do Rio Grande do Sul como referência na qualidade dos grãos recebidos e fornecidos, bem como maior segurança alimentar para toda a população.
As Unidades de Classificação e Certificação também ofereceram aos produtores gaúchos, durante o ano, serviços gratuitos de análise física dos grãos, especialmente àqueles que possuem silo secador e armazenador em sua propriedade.