O trabalho com os grupos organizados de mulheres rurais foi celebrado em um encontro de confraternização e troca de experiências na quinta-feira (12/12), em Nova Candelária. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e conta com o apoio da Prefeitura e das cooperativas de crédito Cresol, Sicredi e Sicoob.
Entre as lideranças presentes estiveram o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Elir Paulo Pasquetti, a assistente social do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Liandra Krever, a representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Marlise Weizenmann, assim como representantes das cooperativas de crédito presentes no município.
Na programação esteve a palestra com orientações sobre Primeiros Socorros, conduzida pelo Sargento do Corpo de Bombeiros, Ismael Cassiano Coradini Eckert. A intenção foi orientar em relação a aspectos que podem contribuir com a segurança e a saúde das pessoas que vivem no meio rural.
Na oportunidade, a extensionista da Emater/RS-Ascar Luciele Bueno Boiczuk conduziu momentos de integração entre o grupo, com vistas a fortalecer os laços comunitários e de convivência. As participantes celebraram a união com um lanche compartilhado, troca de sementes e mudas de chás e flores, representando a biodiversidade das propriedades e a sororidade entre as mulheres.
Ao longo do ano diversas atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com mulheres rurais são realizadas no município, entre elas, ações de fomento à organização social e comunitária, inclusão social e produtiva, geração de renda, bem-estar e qualidade de vida, segurança e soberania alimentar, saneamento básico, entre outros.