Fronteira Noroeste

Timbaúva recebe obras em estradas e melhoria da rede de água em Santo Ângelo

Cinco quilômetros de estradas estão sendo reconstruídos e substituídos mais de dois mil metros de encanamento, por material mais resistente

A localidade de Timbaúva, interior de Santo Ângelo, está recebendo obras estruturantes com a reconstrução de cinco quilômetros de estradas e a substituição do encanamento da rede em mais de dois mil metros, além de ampliar o abastecimento em cerca de 800 metros para atender uma família que enfrentava problemas com a escassez de água.

Na tarde desta segunda-feira, 20, o vice-prefeito Volnei Teixeira, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Diomar Formenton e o coordenador da pasta, Adilson Almeida, estiveram na comunidade acompanhando o andamento das obras e ouvindo os moradores. “São obras estruturantes e de extrema importância para comunidade. Garantir melhoria no abastecimento de água e estradas em condições de trafegabilidade são prioridades para o meio rural e o governo está atento em ouvir e atender as reivindicações da população”, afirmou Volnei.

ESTRADAS

Segundo Formenton, embora as chuvas frequentes tenham prejudicado a celeridade nas obras, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) estão trabalhando na reconstrução de cinco quilômetros, com alargamento do leito da pista, encascalhamento, instalação de novos tubos para a drenagem pluvial e alargamento das sarjetas às margens das vias, mitigando alagamentos, atendendo ao pedido dos moradores da localidade de Timbaúva.

REDE DE ÁGUA

O coordenador do Departamento de Saneamento do Meio Rural, Fábio Liebert, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, explica que estão sendo substituídos os canos de PVC por PEAD (Polietileno de Alta Densidade), em mais de dois quilômetros de extensão e ampliação da rede de abastecimento em cerca de 800 metros para garantir melhoria na destruição a uma família da localidade.

Liebert explica que o PEAD apresenta uma série de vantagens em relação ao PVC, material de alta resistência à corrosão e à abrasão, mais leve e flexível, melhor custo final da obra, rapidez no assentamento, são atóxicos e de baixa incrustação, além de representar facilidade na montagem e manutenção.

Conforme o coordenador do setor, o Governo Municipal já ultrapassa a marca dos 100 quilômetros na construção de de novas redes, substituições de encanamento e de ampliação no abastecimento de água no meio rural.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes