O Seminário Técnico Agro Mauá reuniu 80 produtores nesta quarta-feira (27/03), em Porto Mauá. Tecnologia, clima e cooperativismo foram abordados por especialistas no salão da comunidade de São José do Mauá. O evento organizado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), e pela Prefeitura de Porto Mauá, contou com o engajamento da Cotrirosa, Sicredi, Vicari Cereais, Barca Porto Mauá, Equipe FiedlCrops e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Fundamental para o planejamento e manejo das principais atividades agrícolas, a previsão climática para Porto Mauá e região ao longo de 2024 foi apresentada pelo meteorologista Anderson Haas Poersch, da Equipe FieldCrops. Ainda estamos em condições do fenômeno El Niño, que aos poucos perde sua intensidade. No próximo trimestre, o prognóstico indica precipitação pluvial variando de normal a acima da média na maioria das regiões. O inverno tende a ser mais rigoroso em relação ao ano anterior, com massas de ar polar mais presentes e persistentes. Existe a possibilidade da formação do fenômeno La Niña no segundo semestre de 2024, o que indica a necessidade de se planejar para um período de menores volumes de chuva.
A tecnologia também esteve em pauta. A utilização do aplicativo Smart Coop foi abordada pelo engenheiro agrônomo da Cotrirosa, Taciano Reginatto. A proposta consiste numa ferramenta de relacionamento entre cooperativa e associados, onde constam informações sobre campanha de vendas, consulta ao saldo da cota capital, notificações de entregas de produtos, atualização cadastral, inscrição de venda de grãos futuro e vendas de produtos da Cooperativa. Da mesma forma, foram compartilhadas orientações sobre emissão de nota eletrônica.
Gerando prosperidade com o cooperativismo foi o tema da fala do gerente regional de Cooperativismo da Sicredi União RS ES, Guilherme Cancian, que reiterou o fortalecimento da sociedade e das pessoas que nela vivem, através dos atos cooperativos.