Cerca de 50 extensionistas da Emater/RS-Ascar participaram nesta sexta-feira (12/07) de uma capacitação em Solos e Plantas Daninhas, no auditório da Embrapa Trigo, em Passo Fundo. A atividade foi realizada em parceria entre as duas instituições.
Na parte da manhã, palestrou o pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin. Ele abordou sobre práticas conservacionistas do solo, terraceamento, construção da fertilidade, dando destaque para a importância de um solo estruturado com boas condições físicas, químicas e biológicas. “A palha e a raiz são a essência da fertilidade do solo. A palha protege o solo e a raiz constrói o solo”, ressaltou.
Durante a tarde, a palestra foi com o engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo, Leandro Vargas, que falou sobre o manejo do azevém, do caruru e outras espécies de difícil controle. Entre as orientações, Vargas ressaltou a importância de manter o solo coberto, durante todo o ano e usar herbicidas pré e pós emergentes. Também alertou sobre deixar o solo em pousio no inverno como sendo a pior opção. “Quando você deixa uma lavoura sem cobertura do solo, a tendência é de que apareçam as plantas oportunistas, aproveitando-se desse espaço e se estabelecendo”, frisou.
De acordo com o gerente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, que esteve no evento, a ideia é ampliar essas capacitações de atualização técnica para os extensionistas de todo o Estado. Também o gerente regional de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, avaliou que atividades como essa, de qualificação, são difundidas pelos extensionistas que levam as informações da pesquisa aos produtores rurais, melhorando as condições de produção dos assistidos.