Fronteira Noroeste

Sol a Sol consolida tradição de lazer e recreação no meio rural de Guarani das Missões

A 41ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol de Guarani das Missões consolidou o evento como um espaço de lazer, recreação e organização social e comunitária. O evento realizado neste domingo (22/09) foi sediado na Linha Pinheiro Machado, numa promoção conjunta com a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Associação Municipal de Juventude Rural (Amjur) e Comunidade 29 de Junho, com apoio da Prefeitura. Estiveram inscritos 480 atletas, representando 14 comunidades rurais. No total, o público da fase municipal do Sol a Sol foi de aproximadas 2 mil pessoas.

Corrida do saco, futebol, atletismo, salto em distância, cabo-de-guerra, corte de lenha, voleibol, bocha, canastra, debulha de milho estiveram entre as modalidades disputadas. Os participantes foram recepcionados pelo Garoto e Garota Sol a Sol, Mateus Kapelinski Dogonski e Juliana Powala Gottardo, e pelos brotinhos Murilo Politowski e Helena Maria Xavier, que representam o carisma e o espírito de integração das comunidades rurais.

Com o maior número de medalhas na totalidade, a comunidade da Bom Jardim foi sagrada campeã da 41ª edição dos Jogos Rurais Sol a Sol.

A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, acompanhou o evento e destacou a importância da organização comunitária que se dá em torno da organização dos Jogos, que se reflete também em outras áreas da vida social das pessoas que vivem no meio rural.

Segundo o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Guarani das Missões, Adilson Lucas Webler, o evento tem sua longevidade graças às parcerias e à boa integração entre elas e é uma oportunidade de os participantes e visitantes interagirem e se integrarem, além de contribuir com a promoção do bem-estar e saúde através das práticas esportivas.

Diante de sua importância, o Sol a Sol é um evento oficial do calendário do município de Guarani das Missões. Além disso, há quatro décadas tem sido uma oportunidade de despontar lideranças e angariar recursos para melhorias na infraestrutura das comunidades.