A Unijuí inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 21 de dezembro, um importante espaço para o desenvolvimento da cidade de Santa Rosa e de toda a região Noroeste Missões: o Smart LiveLab. Também conhecido como Living Lab, o projeto é organizado pela Unijuí, em parceria da Prefeitura de Santa Rosa e empresas parceiras, e executado por meio de edital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT/RS).
O espaço já está com os projetos em execução e é composto por laboratórios de integração, prototipagem e testes, que estão instalados no campus de Santa Rosa. Conforme explica o coordenador, professor Sandro Sawicki, nos laboratórios são gerados dados para auxiliar a comunidade com informações sobre segurança, mobilidade urbana, saúde pública e meio ambiente. “O objetivo do projeto foi de criar um ecossistema colaborativo de inovação tecnológica, que buscasse fomentar o desenvolvimento da macrorregião Noroeste Missões e melhorar a qualidade de vida e a economia regional”. ressaltou.
A proposta do projeto também é de criar e desenvolver soluções a partir da Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes na região, por isso se utiliza da tecnologia LoRa, que é uma rede de transmissão de longo alcance para o levantamento e troca de dados. “Posicionamos antenas por toda a cidade de Santa Rosa, em pontos estratégicos que o governo municipal nos cedeu. Com esses transmissores, podemos armazenar e calcular através de sensores, diversos dados como o nível de poluição em algum ponto do município, a temperatura, índices meteorológicos, entre outros. Desta forma é possível prever situações e incentivar a tomada de decisões assertivas”, comentou o professor Sandro.
Representando a reitoria da Unijuí, estiveram presentes no evento de inauguração do espaço em Santa Rosa o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin; a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, e o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio. Também participaram do evento secretários da Prefeitura de Santa Rosa, membros do Judiciário regional, professores e estudantes da pós-graduação da Unijuí, além de representantes de empresas parceiras do projeto.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, parabenizou toda a equipe da Universidade que conduziu a montagem dos laboratórios e que estão executando o projeto. Ele valorizou o apoio da prefeitura do município e destacou que a parceria foi fundamental para que se obtivesse sucesso. “Este é um importante laboratório para a pesquisa e extensão e que vai estabelecer uma importante relação com toda a comunidade. O futuro é promissor, mas sabemos que problemas vão surgir, porém quanto mais problemas, mais oportunidades teremos e vamos avançar em diversos fatores. Essa é a devolutiva que teremos para a sociedade. Potenciar a melhor qualidade de vida das pessoas é um dos papéis que a Unijuí tem enquanto universidade”, finalizou.