
De 12 a 18 de maio, o Memorial da Evolução Agrícola (MEA), em Horizontina (RS), integra a 23ª Semana Nacional de Museus, iniciativa coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em alusão ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A programação do MEA inclui atividades gratuitas e abertas ao público, com oficinas, apresentações teatrais, música ao vivo, exposições escolares e atividades esportivas.
No dia 17 de maio, às 13h30, ocorre a oficina “Bordando Afetos”, conduzida por Claudete Engler e Carla Elis, com base na proposta da artista Mitti Mendonça. A atividade propõe a criação de bordados sobre fotografias, abordando afetos e memórias pessoais. As vagas são limitadas a 15 participantes e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://tally.so/r/m6pKAA.
Já no dia 18 de maio, a programação conta com três atividades principais:
9h30 às 11h: Domingando com Saúde – Crossfit, com o professor Andreas Laurence Hirt, dentro do programa Lazer no MEA.
16h30: apresentação da peça “Criaturas da Literatura”, da Cia. de Teatro Lumbra, de Porto Alegre, com ênfase no teatro de sombras e enredos inspirados em obras clássicas como Dom Quixote e Alice no País das Maravilhas. Os ingressos gratuitos (100 unidades) estarão disponíveis a partir das 15h30 na recepção do MEA.
A diretora do Memorial, Karina Muniz, destaca o papel da Semana Nacional dos Museus na aproximação com a comunidade:
“No MEA, planejamos uma programação especial que convida públicos de todas as idades a vivenciarem experiências nos diversos eixos que compõem o Memorial, como cultura, esporte e artes.”
Exposições escolares e arte fotográfica
A programação de maio também marca o início das exposições do edital Prosas com a Escola:
“As coisas que importam” (E.M.E.F. 15 de Novembro, Santa Rosa/RS): de 10 de maio a 20 de junho, com objetos ligados à história familiar de alunos dos 6º e 9º anos.
“Arte fotográfica: Sob as lentes e olhares dos alunos” (E.M.E.F. Mainardo Pedro Boelhouwer, Santo Cristo/RS): inauguração em 28 de maio, com registros fotográficos feitos em visitas guiadas.
Música ao vivo
Na área externa da Cozinha Experimental do MEA, acontecem duas apresentações musicais:
11 de maio, 17h30: Maísa Linck e Júnior Ferraz com repertório de pop, anos 80 e música regional.
25 de maio, 17h30: Mariana Bernardi apresenta clássicos do rock e da MPB.
Outras atividades e oficinas
No dia 23 de maio, acontece a oficina “Corpo, Memória e Terra: Expressões Conscientes”, ministrada por Daiana Hartmann, em grupo fechado. A atividade integra o edital de oficinas culturais e propõe uma imersão nas conexões entre corpo e memória no contexto da agricultura.
A partir de 31 de maio, o MEA recebe a exposição “InspirAção”, com retratos e histórias de mulheres do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIAP Horizontina. A mostra permanece até o final de agosto.
Programas permanentes do MEA (com agendamento)
Cineciência – Roda com Ciência: exibição de filmes com debates sobre sustentabilidade e inovação.
MEA em Campo: visitas guiadas a propriedades agrícolas para reflexão sobre cultura e meio ambiente.
Bora Jogar: jogos de mesa para desenvolvimento cognitivo e emocional.
Mãos e Fios – Oficinas Itinerantes: artesanato como ferramenta de geração de renda e autoestima, voltado a grupos em situação de vulnerabilidade.
Todas as atividades são gratuitas e classificação livre. O prédio do Memorial funciona de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h (entrada até 16h30). A área externa está aberta de terça a domingo, das 8h às 22h. Mais informações: [email protected].